Formando Obreiros

Instituto Bíblico das Assembléias de Deus
Ensino e Pesquisa
Abra hoje o seu núcleo
+55 (44) 3642-6642 ibadep@ibadep.com
Abra hoje o seu núcleo
Presente em mais de 32 países.
ENQUETE

O que você achou do novo site do IBADEP?




Nossa História

A Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Paraná - CIEADEP, atendendo o que dispõe o seu estatuto, criou no dia seis de abril de 1976, a Associação Educacional das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Paraná - AEADEPAR, tendo como objetivos institucionais, o desenvolvimento da educação secular e religiosa, cultural, assistência social, comunicação social e a filantropia. Porém o principal objetivo é o de organizar e manter instituições de ensino em todos os graus e modalidades atuantes como obreiros na seara do Senhor.

No mesmo mês o Pr José Pimentel de Carvalho fundava a primeira mantida da AEADEPAR, o Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná - IBADEP, que teve sua aula inaugural aos quatro dias do mês de agosto de 1976, na cidade de Curitiba.

Em 1989, foi transferido para Apucarana, onde desenvolveu suas funções por 10 anos, e em 1998 foi transferido para Guaíra, onde atualmente vem desempenhando a função para a qual foi instituída, formando inúmeros alunos na área teológica em todo o Brasil.

Atualmente, mais de 35.000 alunos nos cursos Básico e Médio, o IBADEP desponta no ensino teológico como a maior instituição de ensino bíblico/teológico no Brasil. Muitos de nossos alunos hoje são pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, cooperadores, missionários, membros atuantes como obreiros na seara do Senhor.

Aula Inaugural do IBADEP - 04/08/1976

Aula inaugural

Ocorreu no dia quatro de agosto de um mil novecentos e setenta e seis a aula inaugural do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná - IBADEP, sendo a cerimônia presidida pelo Pr. Íris Goulart Seixas, às vinte horas em sala anexa ao nosso Tempo Central na Avenida Cândido de Abreu Nº 367 em Curitiba.

Na ocasião o Pr. Íris declarou: "Com muita satisfação inauguramos hoje o IBADEP em resposta de Deus às nossas orações, depois de 7 anos de estudos para tal fim, e temos o prazer de apresentar como alunos matriculados em nossa primeira turma, obreiros que já pertencem ao ministério da igreja, sendo portanto justo darmos oportunidade primeiro a eles, pois este grupo já demonstrou estar aprovado no trabalho e cremos que o seu aproveitamento será de 100%".

Na oportunidade foram apresentados o Diretor Administrativo Pr. Catharino Nunes Pires, o Diretor Eclesiástico e Social Pr. João Barbosa de Macedo, o Diretor Pedagógico Ev. Hidekazu Takayama, bem como o 1º Secretário Pb. Olivir Bueno Apolidoro. Usaram também a palavra, o missionário americano Paul Pugh e sua esposa, ambos os professores.

Década de 1980

Os arquivos mostram que diversas pessoas, membros e obreiros, estudaram teologia e hoje servem a Deus como ministros da palavra e louvor nas igrejas. No quesito louvor mencionamos a aluna Marilei Souza Lima, a cantora Mara Lima, hoje deputada estadual pela CIEADEP, estudante de teologia neste período.

Como já mencionado no final da década de 80 o IBADEP teve sua administração transferida para Apucarana – PR. Era o ano de 1989 quando a CIEADEP assume os trabalhos do Instituto que foi cedido pela Igreja Assembleia de Deus em Curitiba – PR.

Em 1985

1985

 

Em 1985, o IBADEP filiou-se ao CEC – Conselho de Educação e Cultura da CGADB, o Pastor Ival Teodoro da Silva, hoje presidente da CIEADEP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Paraná, na época era do diretor do IBADEP.

 

Fotos

Década de 1990

O IBADEP como órgão da convenção precisava de um novo registro jurídico. Para este trabalho a CIEADEP escolheu uma comissão de Pastores que prontamente trabalharam para a criação da Associação Educacional da convenção Paranaense. No ano de 1996 a AEADEPAR foi instituída.

Para este trabalho a CIEADEP designou o Pastor Mirislan Douglas Scheffel, o Pastor Cid Moreira Terézio e mais outros pastores.

A administração do IBADEP permaneceu em Apucarana por 9 anos, o formato dos cursos era de internato, paralelamente a esta modalidade, o IBADEP lança os cursos á distância, ou seja, Núcleos por Extensão, agora com material de apoio ao ensino.

Transferência da sede Administrativa

Em 1998 a administração do Instituto foi transferida para a cidade de Guaíra que permanece no município até o momento. Por ocasião de reunião da CIEADEP em 1994 foi sugerido que o IBADEP tivesse uma extensão do Internato na cidade de Guaíra e que poderia conseguir, através da prefeitura do município, uma área de 17.000 M2 com diversas salas para uso do IBADEP em forma de comodato.

A CIEADEP na época designou uma comissão para avaliar a área. A comissão avaliou como inviável a transferência, pois o prédio necessitaria de muito investimento financeiro em sua reforma. As conversas foram retomadas em 1996, e novamente uma comissão veio até a cidade de Guaíra para avaliar a estrutura. A comissão fez a avaliação e apresentou um orçamento aceitável.

No ano de 1997 a CIEADEP realizava a festa de lançamento da extensão IBADEP no município de Guaíra que posteriormente em 1998 teve sua sede administrativa transferida definitivamente para a cidade.

IBADEP após o ano 2000

Os coordenadores entre 1998 a 2009 foram os pastores Marcos Santos e Hércules Denobi. A modalidade de curso Internato e à distância estavam em funcionamento e em ótimo crescimento. No entanto o formato de curso pelo Internato foi mantido por três anos em Guaíra. No ano de 2001 o internato foi desativado, as instalações do momento não apresentavam condições necessárias para a sua manutenção.

A modalidade de curso por extensão teve continuidade e se tornou o foco principal do Instituto na aplicação do curso de teologia. Em 2003 o IBADEP já contava com mais de 6.000 alunos.

Em 2003 o IBADEP realiza o lançamento do Curso Médio de Teologia. A grade curricular do Curso soma 20 matérias: Teologia Sistemática I; Antigo Testamento I; Hermenêutica; Antigo Testamento li; Psicologia Pastoral; Antigo Testamento 111; Teologia Sistemática 11; Homilética; O Povo de Deus e Sua História; Novo Testamento I; Evangelismo e Discipulado; Religiões e Seitas; As Sete Dispensações; Novo Testamento li; Teologia Sistemática 111; Teologia Pastoral; Pedagogia na Educação Cristã; Missões; Cultura Bíblica; Relações Humanas.

Em 2004 o IBADEP lança o curso básico de teologia em língua espanhola. Com os avanços da Obra missionária e diversos trabalhos desenvolvidos por igrejas brasileira em países de língua is pana, era de se prever o interesse desses países pelo estudo teológico. O IBADEP prontamente ofereceu o curso que vem formando obreiros e membros de diversas igrejas nos diversos países de referida língua.

Reforma predial

Reforma predial

As instalações da sede administrativa precisavam ser restauradas e em 2003 as obras foram iniciadas. Depois de muito empenho e grande investimento financeiro, em 2005 a sede administrativa do IBADEP foi reinaugurada. As paredes que eram de madeira foram substituídas por alvenaria trazendo melhor conforto aos colaboradores e visitantes do IBADEP bem como longevidade a estrutura física do Instituto.

Também foi neste período que o IBADEP recebeu a doação em forma de comodato, pela prefeitura, de mais uma área física. Chamado de Anexo 02 do IBADEP a área conta com quase 10.000 M2 com instalações de alojamentos que foram totalmente revitalizadas.

Em 2008 as obras de construção foram retomadas, agora para a construção do templo que abriga a congregação da Assembleia de Deus na Vila Eletrosul dentro do espaço físico do IBADEP. A construção do templo foi uma proposição do pastor Mirislan Douglas Scheffel, 2° tesoureiro da CIEADEP, apresentando a mesma no ano de 2005.

Década de 2010

Em 2010 o IBADEP atinge a marca de 35 mil alunos. Esta meta era prevista para alcance em 2011 mas no final do ano, em questão, os números foram atingidos. Anteriormente, no final do ano 2009 a CIEADEP designa para o cargo de coordenador administrativo do IBADEP o pastor Mirislan Douglas Scheffel Júnior.

A eleição da diretoria da CIEADEP em 2009 apresenta o pastor Ival Teodoro da Silva, reeleito presidente para o triênio 2010-2012 com a formação da mesa diretora com os seguintes pastores: Moisés Lacour, 1 ° vice-presidente; Aparecido Storbem, 2° vice-presidente; Edilson Siqueira, 1 ° secretário; Samuel Azevedo, 2° secretário; Hercílio Tenório, 1 ° tesoureiro e Mirislan Douglas Scheffel, 2° tesoureiro.

O IBADEP, a partir de 2009, passa a se reportar diretamente a diretoria da CIEADEP. Desde 1989 era mantida pela AEADEPAR. A nova forma de trabalho proporciona melhor dinâmica em suas atividades. O Instituto caminha agora para além da ministração de cursos básico e médio de teologia a oferecer novos cursos relacionados a diversos ministérios na igreja como Infantil, Jovens, casais, liderança eclesiástica e outros.

Os novos cursos deverão ser oferecidos a toda área de abrangência do Instituto a partir de 2011.

Em 2010 o IBADEP lança o curso médio em espanhol. Assim como o curso básico está a cada dia em avanço e grande aceitação pelos países parceiros.

Foi em 2010 também que, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), passou a ser ministrado nas instalações do IBADEP bem como a instalação do telecentro, projetos do governo do estado e município.

No mesmo ano, o IBADEP atingiu todos os estados brasileiros com o curso básico em teologia, disponibilização da Radio Web Ibadepiana e a criação do departamento de pós atendimento. No ano de 2011, foi feito nova reforma externa das instalações do IBADEP para recepcionar a todos os ibadepianos que vieram, das mais diversas partes do Brasil para participar das festividades de seus 35 anos. Entre outras conquistas, o instituto foi homenageado pelos poderes Legislativo e Executivo do município de Guaíra-PP, com a denominação RUA IBADEP, da via que passa em frente a sua sede administrativa.

IBADEP

Em 2012

Buscando uma melhor condição para atendimento dos núcleos, alunos e publico em geral, foi realizada uma reforma interna nas instalações da sede administrativa do IBADEP, promovendo assim maior qualidade, conforto e preservação do patrimônio do instituto. Neste período também foram feitas atualizações de outros equipamentos, como móveis, informática e telefonia. O IBADEP Também realizou a substituição do veículo antigo, para assim poder continuar atendendo a todos os núcleos, escolas bíblicas, formaturas, congressos por todo o país.

Qualidade total em Teologia

O IBADEP recebeu pelo 3º ano consecutivo o prêmio de qualidade total em Teologia. Visando ampliar os canais de comunicação, melhorar a qualidade do material dos cursos de teologia, bem como o seu conteúdo, o IBADEP concluiu as instalações do seu estúdio para produção de materiais de áudio e vídeo, visando apoiar as aulas ministradas.

Ainda em 2012 o IBADEP atingiu a marca de 500.000 leitores da bíblia, esta campanha havia se iniciado em 2010, e tomou grandes proporções, atingindo a marca de meio milhão de leitores através do IBADEP. O instituto também modificou o formato de suas credenciais de estudante, buscando sempre melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo IBADEP, e assim agilizar o processo de confecção das carteirinhas, uma vez que era realizado manualmente, o instituto adquiriu um equipamento específico para produção das credenciais que passaram a ser em PVC formato Cartão de Credito.

O IBADEP também realizou a substituição do sistema de climatização, trocando os aparelhos de ar condicionado, haja vista que os aparelhos antigos estavam obsoletos tendo um alto consumo de energia. Melhorando a climatização, também proporcionou uma redução de 25% no consumo de energia ao mês, contribuindo com a sustentabilidade do meio ambiente

Separação seletiva do lixo

Outra mediada tomada em prol do meio ambiente foi a separação seletiva do lixo, caixa de papelão e papéis em geral, são separados e prensados pelos próprios colaboradores do IBADEP, o material tem destino certo para uma cooperativa no município, que recolhe periodicamente esses materiais, o mesmo ocorre com os copos descartáveis e plásticos em geral.

Em 2013 o IBADEP comemora 15 anos na cidade de Guaíra

No ano de 2013 o IBADEP completa 15 anos de sua transferência da sede Administrativa para a cidade de Guaíra – PR, nesses 15 anos o instituto tem sido um grande parceiro do município, atuando na divulgação da cidade em âmbito nacional e internacional, todos os materiais impressos saem levando o nome de nossa Guaíra.

Hoje o IBADEP está presente em todos os estados Brasileiros e em 30 países, sempre levando a palavra de Deus e tornando Guaíra ainda mais conhecida em todo âmbito nacional e internacional.

IBADEP - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná - Ensino e Pesquisa

Rua IBADEP, S/Nº - Caixa Postal 248 - Via Eletrosul - Guaíra - Paraná

Fone/Fax: 44. 3642-6642 - E-mail: ibadep@ibadep.com - CEP: 85980-000

Winsite Agência Web