Imagem de A Sociedade Pós-Moderna e a Missão Educadora da Igreja

Artigo

A Sociedade Pós-Moderna e a Missão Educadora da Igreja

Por: Profª Marinácia Leal
Compartilhar:
Imagem de A Sociedade Pós-Moderna e a Missão Educadora da Igreja 17 de ago. de 2021

A Sociedade Pós-Moderna e a Missão Educadora da Igreja

 

A grande comissão entregue por Jesus à igreja sempre foi considerada uma ordenança proclamadora, todavia, devemos encará-la igualmente como um mandato educacional.

A cultura pós-modernista é essencialmente um desafio para os professores cristãos (Sl 11:2,3) e caracteriza um tempo de declínio espiritual ( I Tm 4:1,2; Mt 24:12,13) , de degeneração moral ( Mt 24:38) e de decadência social ( Mt 24:7). Então , como podemos ensinar nossos discentes a interpretar  esta cultura decadente sob a ótica do Evangelho de Cristo?

-Primeiro, buscar conhecimento da Bíblia e de suas doutrinas, pois nestes dias de pluralismo e relativismo, somos bombardeados por todo tipo de ideias falsas e conceitos que visam minar os valores morais que recebemos de Deus através das Escrituras, por isso o mestre bíblico necessita ter sólido conhecimento das doutrinas bíblicas, pois entendemos que a axiologia (valores) depende da epistemologia (conhecimento).

-Segundo, devemos buscar entender a cultura que vivemos, por isso, a igreja e os docentes cristãos não devem apenas discernir mudanças deste mundo, mas fazer frente a elas , pois o mesmo possui: filosofia humanista, sociedade pluralista, visão pragmática e hedonista, ciência materialista enfim , devemos então desenvolver uma teologia com características essencialmente cristãs, e esta deve ser uma teologia da Bíblia, sistemática, contemporânea e prática cujo foco não é apenas aprender mas viver... Pois cremos e defendemos que Maturidade Cristã também requer estabilidade teológica!!!

Nosso magistério cristão deve ser eficaz , a igreja tem a responsabilidade de salvaguardar a verdadeira e original doutrina bíblica que  se encontra nas Sagradas Escrituras, e transmiti-las aos fiéis. O ensino da Bíblia é uma atividade fascinante e este, realmente torna-se eficaz quando aquele que ensina efetivamente depende do Espírito Santo como fonte de poder e da Palavra de Deus a verdade absoluta, usando o que melhor se tem aprendido sobre os métodos de ensino, os quais deverão:  voltar-se para o discente, serem interativos e contextualizados...

Lembremos que até o século XVI aprender era memorizar, mas, a partir do século XVII o professor cristão Comenius considerou que aprender implica em: compreender, memorizar e aplicar, hoje entendemos que aprender é um processo lento, gradual e complexo e que também envolve mudança de comportamento.

O processo de ensinar tem como consequência obrigatória , o processo de aprender , por isso a igreja através do ministério do ensino tem o desafio de assumir uma prática educativa que ressalte:  o pleno desenvolvimento de seus discentes em sua vida espiritual, pessoal, social e política ; o esforço de desenvolver uma ação educativa em que o evangelho seja vivido na realidade atual da sociedade ; o processo de contínua aprendizagem da verdade libertadora, rumo à maturidade cristã; o diálogo permanente entre docente e discente na busca da compreensão da verdade bíblica e o trabalho eclesiástico com participação ativa e criativa de todos; e a unção do Espírito Santo como meio de convencimento da verdade cristã.

Portanto, não há como nos eximirmos da responsabilidade de nos envolvermos e comprometermo-nos com total dedicação na honrosa tarefa de ensinarmos os nossos discentes a serem genuínos cristãos , capazes de construírem uma contracultura e uma cosmovisão conforme os paradigmas da Bíblia Sagrada.

 

 

 

Profª Marinácia Leal

Perfil

Profª Marinácia Leal
Doutoranda em Educação.
Bacharel em Teologia .
Pedagoga com Especialização em Coordenação Pedagógica.
Pós-graduada em Missões Transculturais, Docência Online, Geografia, História Social Contemporânea e Educação Cristã.
Graduanda em Direito.
  •